terça-feira, 26 de março de 2013

Dica do Dia: Chocolate


Chegou a Páscoa, oba!!!
Que tal um chocolate amargo?

O chocolate já velho conhecido dos maias e  astecas  no México, é um alimento produzido a partir do fruto do cacaueiro, o cacau. E é este o responsável pelo chocolate estar na lista de alimentos benéficos para a saúde. 

As sementes de cacau e seus derivados são ricos em polifenóis (fitoquímicos), em particular os flavonoides (catequinas e proantocianidinas), que podem ter efeito anti-hipertensivo (baixar a pressão arterial), atuar na prevenção de doenças coronarianas, contribuir para a redução da peroxidação lipídica, aumentar a concentração de colesterol HDL (colesterol bom), ter ação antioxidante e atuar no bom humor.

Mas para ele ter toda esta ação benéfica ao nosso organismo, ele deve conter: alto teor de cacau, ser menos processado  e mais amargo!!!
Para consumo/ benefício recomenda-se o chocolate amargo ou meio amargo, entenda o porque logo abaixo:

Chocolate branco é feito somente com a manteiga de cacau (não recomendado)

Chocolate ao leite:  36% a 46% de cacau
Chocolate meio amargo: 52% a 62% de cacau
Chocolate amargo: 63% a 72% de cacau ou mais
Em todos os chocolates acima há adição de açúcar e gordura, menos quantidade desses ingredientes no meio amargo e amargo.

*Chocolate puro tem 100% de cacau e é isento de açúcar e outros aditivos (sabor intenso, pouco utilizado para comercialização em barra).

Há evidencias científicas que o chocolate contribui para a saúde, desde que este consumo seja aliado a uma alimentação balanceada. Como ainda  não há um consenso na quantidade a ser ingerida, sugere-se 30g de chocolate amargou ou pelo menos meio amargo ao dia - coma com moderação, pois é um alimento com gordura e açúcar. 
Qualquer orientação nutricional deve ser individualizada, é imprescindível  o acompanhamento de um profissional nutricionista.


Não esqueça chocolate tem o ano todo!!! Não exagere na Páscoa! 


Natalia S. Fahrion
Nutrição Clínica (Adulto e Infantil)
Itapema: Espaço Terapia (Solis Hotel) -  (47) 3368 4595 ou (47) 47 84854244
Tubarão: Clínica Luciana Leães – (48) 99780831

Nenhum comentário:

Postar um comentário